Skip to main content

O nosso Sistema solar

Sistema solar

 

O nosso Sistema solar é um conjunto de planetas, asteroides e cometas que giram ao redor do sol. Cada um se mantém em sua respectiva órbita. Em virtude da intensa força gravitacional exercida pelo astro, que possui massa muito maior que a de qualquer outro planeta. Neste sistema solar, os corpos mais importantes são oitos planetas que giram ao redor do sol, contendo eles tamanho diferentes, massas, temperaturas, duração de dia, velocidade de órbita diferentes e muitos outros fatores distintos. Na imagem a baixo podemos ver todos os oitos corpos que estão em nosso sistema solar. Sendo eles respectivamente: Mércurio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Resultado de imagem para sistema solar

 

Origem do Sistema Solar

As teorias que buscam explicar como formou-se o Sistema Solar começaram a surgir no século XVI, derivando-se da observação do movimento dos corpos. Ao longo do tempo, algumas dessas hipóteses foram ganhando importância. O sol e o Sistema Solar tiveram origem há 4,5 bilhões de anos. A partir de uma nuvem de gás e poeira que girava ao redor de si mesma. Sob a ação de seu próprio peso, essa nuvem se achatou, transformando-se num disco, em cujo centro formou-se o sol.

Dentro desse disco, iniciou-se um processo de aglomeração de materiais sólidos. Que ao sofrer colisões entre si, deram lugar a corpos cada vez maiores, os outros planetas. A composição de tais aglomerados relacionava-se com a distância que havia entre eles e o sol. Longe do astro, onde a temperatura era muito baixa, os planetas possuem muito mais matéria gasosa do que sólida, é o caso de Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Compositores do Sistema solar

O Sistema Solar é constituído essencialmente pelo Sol e pelo conjunto de corpos que estão sob influência de seu campo gravitacional. Bem como dentre estes, os oito planetas são os componentes mais massivos do sistema, divididos em planetas telúricos e gigantes gasosos . Ainda que a maior parte exerce força gravitacional suficiente para manter uma camada de gases ao seu redor. Ou seja, possuem atmosfera, e também satélites naturais orbitando-os. Enquanto a Terra e Marte apresentam somente um e dois satélites naturais respectivamente. Da mesma forma os gigantes gasosos possuem dezenas cada um, nas mais variadas formas, composições e tamanhos.

 

No votes yet.
Please wait...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.