Skip to main content

Mercúrio

Mercúrio, O planeta mais próximo do sol

O planeta mais próximo do Sol, que gasta somente oitenta e oito dias para completar seu período de translação. Possui uma aparência acinzentada com inúmeras marcas de impactos que lembram a superfície lunar. Na topografia de Mercúrio, destacam-se as áreas planas, as crateras de impacto e as cadeias montanhosas sinuosas, formadas pela contração da crosta durante o período de resfriamento do planeta. Mercúrio possui uma atmosfera extremamente rarefeita. Formada somente de partículas retidas do vento solar que logo se perdem devido à intensa radiação oriunda da estrela. Por isso, a temperatura na superfície chega a ultrapassar 420 graus Celsius durante o dia e cai drasticamente durante a noite, atingindo -180°C.Resultado de imagem para Mercúrio planeta

Também por causa da ausência de uma atmosfera substancial que pudesse desencadear processos erosivos, conservaram-se registros dos impactos de meteoroides, asteroides e cometas que ocorreram há bilhões de anos e que deixaram marcas por vezes extensas, como a bacia Caloris, com mais de 1 500 quilômetros de diâmetro. Em síntese Mercúrio é o segundo planeta mais denso do Sistema Solar. Com um núcleo metálico cujo raio equivale a 75% do total do planeta e que é responsável pela manutenção de um fraco campo magnético. Existem evidências da presença de água sob a forma de gelo em crateras profundas.

Resultado de imagem para Mercúrio planeta

Curiosidades sobre Mercúrio

 

  • Embora esteja tão perto do Sol, em 2012, foi descoberto água congelada nas crateras em torno de seu polo norte.

 

  • Mercúrio tem apenas 38% da gravidade da Terra. Em suma é muito pouco para manter a sua atmosfera que é atingida por ventos solares.

 

  • Embora tenha o campo magnético de Mercúrio ter apenas 1% da força da Terra, ele é muito ativo.

 

  • Mercúrio circula ao redor do Sol a cada 88 dias terrestres, viajando a cerca de 180 mil quilômetros por hora. Sendo assim mais rápido do que qualquer outro planeta. Ainda mais que sua órbita em forma de oval é altamente elíptica.

 

No votes yet.
Please wait...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.