Skip to main content

O sol

O Sol

 

O componente central e principal fonte de energia do Sistema Solar, o Sol. Embora seja o astro mais luminoso quando visto do nosso planeta, é uma estrela relativamente pequena e comum na Via Láctea. Com um raio de aproximadamente setecentos mil quilômetros. É constituído essencialmente por hidrogênio e hélio ionizados, mantidos coesos sob forma aproximadamente esférica graças à ação da gravidade. Consequentemente, a imensa pressão e temperatura em seu núcleo são suficientes para que ocorra o processo de fusão nuclear. No qual há a conversão de núcleos de hidrogênio em núcleos de hélio e liberação de energia. A estrela emite radiação em praticamente todo o espectro eletromagnético, sobretudo na forma de luz visível.

O Sol pode ser grosseiramente dividido em seis camadas. Resultado de imagem para SOL DIVIDIDO EM 6 CAMADAS

Do centro para fora, temos o núcleo, a zona radiativa, a zona convectiva, a fotosfera (visível) a cromosfera e a coroa.

Núcleo solar

 

O núcleo solar ocupa cerca de um quarto do raio e é onde se processam as reacções de fusão: quatro núcleos de hidrogénio (protões) fundem-se num núcleo de hélio. Com libertação de energia sob a forma, principalmente, de fotões gama. Em cada segundo, cerca de 700 milhões de toneladas de hidrogénio são convertidas em 695 milhões de toneladas de hélio e 5 milhões de toneladas de energia. As condições físicas no núcleo são, por isso dantescas: temperaturas 16 milhões de graus e pressões de 250 mil milhões de atmosferas.

Dentre as camadas que compõem o Sol. Enfim o núcleo, onde ocorre reações de fusão, é a mais interna, atingindo temperatura de quinze milhões de graus Celsius. Enfim a energia produzida nessa região transfere-se para a zona de radiação. Através da qual atinge a camada subsequente, denominada zona convectiva, que, por sua vez, a transporta até a fotosfera. A superfície visível do Sol por onde escapa a radiação que ilumina todo o Sistema Solar.

No votes yet.
Please wait...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.